Auto News Novo Peugeot 308: Ofensiva tecnológica

Este novo PEUGEOT 308 é um marco fundamental na subida em gama da Marca, seja através do conjunto de novas tecnologias de última geração, seja através do estilo ainda mais demarcado.

Decididamente virada para o futuro, a oferta em termos de conectividade é enriquecida com a chegada da navegação 3D conectada e do sistema Mirror Screen (Mirrorlink®, Android Auto™ e Apple Carplay™).

O novo PEUGEOT 308 integra a totalidade das ajudas à condução recentemente reveladas nos novos SUV PEUGEOT 3008 e 5008. Graças a estes novos sistemas, o novo modelo posiciona-se claramente ao melhor nível do mercado.

O novo PEUGEOT 308 oferece, ainda, uma gama de grupos propulsores inédita no segmento. A partir de setembro deste ano, a nova caixa automática de oito velocidades acoplada ao motor diesel BlueHDi de 180 cv, bem como a nova motorização Diesel Blue HDi de 130 cv, sublimam as qualidades dinâmicas do novo PEUGEOT 308. Graças às suas novas eficientes motorizações, a PEUGEOT antecipa-se à introdução da norma Euro.6c com novos sistemas de anti-poluição tanto para os motores a gasolina como para os diesel.

  Novo design

O novo PEUGEOT 308 apresenta um estilo fluido e desportivo. Um estilo que é partilhado por todos os seis níveis de equipamento: Access, Active, Allure, GT Line, GT e GTi. O seu estilo apresenta proporções equilibradas, tanto na berlina como na SW. Com projeções de carroçaria muito reduzidas, o novo PEUGEOT 308 mantém excelentes capacidades de manobra. As suas linhas, definidas em total sintonia com a mecânica, traduzem-se num visual robusto e dinâmico.

Na secção dianteira, o novo capot de formas horizontais enquadra-se numa grelha verticalizada. Em toda a gama, o Leão instala-se bem ao centro e o nome da Marca apresenta-se esculpido na sua secção superior. Qualquer que seja o nível de equipamento, a assinatura luminosa em LED, integrada nas óticas, desenha um olhar agressivo no novo PEUGEOT 308. Nos primeiros três níveis de equipamento estão disponíveis faróis dianteiros de halogéneo com módulos elíticos; já os níveis superiores GT Line, GT e GTi dispõem de iluminação full LED.

Particularmente dinâmicos e robustos, os novos para-choques dianteiros reforçam a personalidade do novo PEUGEOT 308: uma versão destina-se aos níveis Access, Active e Allure e uma segunda versão está reservada aos níveis GT Line, GT e GTi. A refrigeração do motor é assegurada por três generosas aberturas na zona inferior. Os faróis de nevoeiro estão alojados nas concavidades laterais.

No seu nível Allure, o novo PEUGEOT 308 conta com novos modelos de jantes de liga leve, como a opção jantes de 18 polegadas «SAPHIRE BLACK»; com acabamento diamante bicolor

Devido à adoção das novas motorizações Euro 6.c, a abertura do depósito de combustível do novo PEUGEOT 308 foi totalmente modificada, abandonando o tradicional formato circular para adotar uma forma retangular, para que possa integrar o bocal de abastecimento de AdBlue.

Na traseira, a assinatura luminosa de três garras está agora permanentemente acesa. Na berlina, a máscara de faróis apresenta-se escurecida de forma a reforçar o dinamismo.

Logo desde o lançamento, estarão disponíveis 10 cores de carroçaria para o novo PEUGEOT 308, sendo que o beige Pyrite substitui o cinza Aluminium. A emblemática versão GTi apresenta-se com uma nova versão da exclusiva Coupe Franche, aqui associando o azul Magnetic ao preto Perla Nera.

Interior refinado

Sendo um dos trunfos do modelo, o espaço interior do novo PEUGEOT 308 evoluiu no sentido de capitalizar os seus pontos fortes:

• posto de condução exclusivo graças ao PEUGEOT i-Cockpit; o seu volante compacto e o seu painel de instrumentos elevado proporcionam sensações de condução inéditas,
• novo comando Shift and Park by wire para a caixa de velocidades automática EAT8,
• novo ecrã tátil capacitivo que, entre outras caraterísticas, permite a gestão da climatização ou da navegação 3D conectada TomTom Traffic,
• materiais e acabamentos de inexcedível qualidade,
• novos revestimentos em dois dos níveis de equipamento,
o Active: tecido Meco Mistral nos bancos com desenho clássico,
o Allure: Couro (TEP)/Tecido Oxford nos bancos com desenho dinâmico (disponíveis nos ambientes preto Mistral ou cinzento Guérande).

Conetividade e telemática

A partir do nível de equipamento Active, o novo PEUGEOT 308 vem equipado com um ecrã tátil de última geração. Com tecnologia capacitiva, o novo ecrã é muito rápido e fácil de usar, tal como a maioria dos smartphones. Posicionado no local ideal, entre as saídas de climatização centrais, e orientado para o condutor, o novo ecrã permite uma perfeita leitura das informações e um acesso rápido a todas as funções disponíveis.

A navegação 3D com reconhecimento de voz do novo PEUGEOT 308 permite realizar chamadas, enviar sms, sintonizar estações de rádio ou até inserir um endereço na navegação. Esta navegação tem Wi-Fi onboard e está conectada ao sistema TomTom Traffic permitindo otimizar as viagens em função do trânsito, bem como receber informações em tempo real relativas a meteorologia, estações de serviço ou estacionamentos disponíveis com indicação de tarifas. Graças à comunidade TomTom, podem ser apresentadas as zonas de risco ou as zonas de perigo, desde que subscrita a opção paga.

O novo PEUGEOT 308 conta também com a função Mirror Screen, que permite replicar o ecrã do smartphone no touchscreen do veículo, de modo a utilizar as aplicações compatíveis! Numa época em que o smartphone se tornou uma verdadeira extensão de nós próprios, a função Mirror Screen possibilita a real continuidade de utilização a bordo do veículo. Do ponto de vista da segurança, o telemóvel pode ser colocado no espaço de arrumação do apoio de braço central, sem que se fique privado das aplicações favoritas. O acesso a todos os comandos pode ser feito vocalmente através de um simples toque no botão situado abaixo do comando dos indicadores de mudança de direção. O reconhecimento de voz acionado via smartphone (S-Voice no sistema Android e Siri no sistema Apple) permite, assim, efetuar chamadas, redigir mensagens escritas ou ditar um endereço para a navegação. Esta disponibilidade triple play é compatível com os protocolos Mirrorlink, Android Auto e Apple Carplay.

Ajudas à condução de última geração

O novo PEUGEOT 308 conta com a nova geração de ajudas à condução recentemente disponibilizada nos novos SUV PEUGEOT 3008 e 5008.

Active Safety Brake e Distance Alert

A função Distance Alert (Alerta de Risco de Colisão) permite avisar o condutor que o seu veículo está em risco de colidir com o veículo precedente ou com um peão que esteja no seu campo de deteção.

Após o alerta, se o condutor não intervier rapidamento no pedal dos travões, o Active Safety Brake (Travagem Automática de Emergência) é acionado de imediato. O risco de colisão pode, assim, ser evitado ou limitado em grande parte ao reduzir a velocidade do veículo. Os veículos com matrícula que seguem no mesmo sentido ou estão parados são também detetados, bem como os peões presentes na via. O sistema não deteta bicicletas, motociclos, animais e objetos no passeio.

As condições de funcionamento do Active Safety Brake do novo PEUGEOT 308 são as seguintes :

• quando é detetado outro veículo em movimento, numa velocidade compreendida entre os 5 km/h e os 140 km/h,
• quando é detetado um veículo imobilizado, a uma velocidade inferior a 80 km/h,
• quando é detetado um peão, a uma velocidade não superior a 60 km/h.

Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa

Através de uma câmara que reconhece os traços contínuos ou descontínuos, o Alerta de Transposição Involuntária de Faixa deteta a transposição involuntária de uma marcação longitudinal no piso das vias de circulação. Em caso de falta de atenção do condutor e a uma velocidade superior a 80 km/h, o sistema emite um alerta visual e sonoro.

Em velocidades compreendidas entre 65 e 180 km/h, o Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa efetua também uma correção de trajetória, sendo que assim que o sistema identifica um risco de transposição involuntária de uma das linhas de marcação detetadas no piso, a direção corrige progressivamente a fim de manter o veículo na trajetória inicial. Pelo contrário, se é intenção do condutor manter a trajetória inicial, basta manter pressão no volante para contrariar a correção automática. O sistema é desativado automaticamente numa mudança de faixa se o condutor ativar os indicadores de mudança de direção.

Este sistema pode ser desativado pelo condutor através de um botão situado à esquerda do volante, sendo necessário carregar no botão durante algum tempo. Em caso de desativação, acende-se um LED cor de laranja.

Sistema de deteção de fadiga

O novo PEUGEOT 308 está equipado de série com o Aviso de Tempo de Condução, sistema que após duas horas de condução ininterrupta, a uma velocidade superior a 65 km/h, emite um alerta visual e sonoro, convidando a fazer uma pausa.

Esta função é complementada pelo sistema de Alerta de Atenção ao Condutor. Graças a uma câmara situada no topo do para-brisas, o veículo analisa a sua trajetória. O sistema avalia o estado de alerta do condutor, identificando os desvios de trajetória em relação às marcações no piso. Uma vez detetados esses desvios, são emitidos vários níveis de alertas sonoros e visuais (por exemplo: “Mantenha-se atento!” ou “Faça uma pausa!”).