Auto News Opel Crossland X: ‘Crossover’ moderno para a cidade e não só

A linha CUV-SUV da marca alemã ficará completa mais tarde, ainda este ano, com o Grandland X, modelo de maiores dimensões pertencente ao segmento dos Familiares Compactos (C).

Por comparação com o Mokka X, que possui versões com tração integral 4x4 de carácter mais ‘todo-o-terreno’, o novo Crossland X está mais vocacionado para uma utilização urbana devido a dimensões exteriores compactas. Mas isso não o impede de enfrentar viagens em estrada, sendo capaz de oferecer o conforto necessário para tal graças a um habitáculo realmente espaçoso. Com 4,21 metros de comprimento, o Crossland X é 16 centímetros mais curto que um Astra, mas 10 cm mais alto. Os ocupantes usufruem de posição de assento mais alta, o que proporciona excelente visibilidade. A sensação de espaço pode ser ampliada com o tejadilho panorâmico em vidro.

Além disso, o novo Opel dispõe de variados sistemas de tecnologia avançada destinados a facilitar a utilização no dia-a-dia, como os faróis dianteiros adaptativos integralmente formados por LED, o ‘Head Up Display’ e a câmara traseira panorâmica 180º, a par do sistema de estacionamento automático Advanced Park Assist, do alerta de colisão dianteira iminente com travagem automática de emergência e deteção de peões, do sistema de deteção de cansaço do condutor, do alerta de saída de faixa, do reconhecimento de sinais de trânsito de velocidade e do alerta de ângulo cego, para citar apenas os mais relevantes.

Tal como todos os Opel, o Crossland X dispõe da mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento, assegurando total conectividade digital com o exterior graças ao Opel OnStar dotado de ‘hotspot’ Wi-Fi e múltiplos serviços como reserva de hotel e procura de estacionamento. Do equipamento também faz parte a mais recente geração de infoentretenimento IntelliLink, com Apple CarPlay e ao Android Auto. O ecrã tátil de oito polegadas, situado no topo da consola central, facilita os comandos das funções destes sistemas e de muitas outras funções do automóvel. Registe-se, ainda, que o Crossland X disponibiliza recarregamento de baterias de telemóveis através de indução.

Tal como noutros modelos Opel, designadamente no Mokka X, os bancos da frente do novo Crossland X são ergonómicos, certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR, garantido os mais elevados padrões de conforto. A Opel é o único fabricante a proporcionar este elevado nível de conforto neste segmento. A bagageira é líder no que toca à volumetria, com 520 litros de capacidade máxima, sem rebater bancos.

Aos passageiros de trás é oferecida a possibilidade de ajustarem os bancos longitudinalmente, avançando-os ou recuando-os 150 mm. Isto permite ganhar espaço para pernas ou, por outro lado, privilegiar o volume da bagageira, consoante as necessidades. Esta é uma das características que vinca a grande versatilidade do Crossland X.

«A procura em torno de pequenos SUV e ‘crossovers’ feitos para a utilização urbana está a aumentar de forma notável. O Crossland X, numa combinação de ‘design’ moderno de inspiração SUV, conectividade exemplar e facilidade de utilização, torna-se num concorrente sério neste segmento, a par do Mokka X», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.

O segmento CUV/SUV B tem vindo a crescer significativamente, registando hoje volumes de vendas cinco vezes superiores aos que se verificavam em 2010. Um dos precursores deste segmento, e um dos seus ‘players’ fundamentais, é o Opel Mokka X, modelo que já contabiliza mais de 685 mil unidades produzidas. O Crossland X vem reforçar a posição da Opel nesta faixa de mercado, posicionada logo abaixo da classe dos Compactos.