Auto News Novo Opel SUV Grandland X

Registe-se que na classe dos automóveis compactos (modelo Opel Astra e concorrentes) a fatia de variantes SUV aumentou de sete por cento em 2010 para quase 20 por cento no presente.

O novo Opel Grandland X mede 4,48 metros de comprimento e apresenta-se com projeções curtas numa carroçaria com proporções muito dinâmicas. A pintura pode ser a duas cores, separando visualmente o tejadilho. A estreia do modelo está agendada para o Salão de Frankfurt, patente ao público entre os dias 14 e 24 de setembro de 2017.

Excecionalmente bem equipado e muito bem posicionado para ser realmente competitivo, o Grandland X chega ao mercado no outono e é o terceiro elemento da família de modelos X da Opel, seguindo-se ao Mokka X e ao Crossland X. Por comparação com estes, o Grandland X é cerca de 20 centímetros mais comprido. O novo modelo alarga ainda mais a gama de produtos da Opel no segmento dos automóveis compactos, onde a marca alemã já está presente com o Astra - ‘hatch’ de cinco portas e ‘station wagon’ - e o monovolume Zafira.

«Há um novo modelo pronto para atacar o segmento dos SUV compactos - trata-se do nosso novo Opel Grandland X», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann. «O nome traduz aventura, independência e plenitude. O Grandland X tem um visual marcante e atrairá novos clientes para a marca Opel. Para além das características SUV, está equipado com tecnologias de topo que tornam a condução segura e divertida ao mesmo tempo. Com o Grandland X, a Opel traz ao mercado um SUV moderno que chama realmente à atenção.»

A lista de modernos equipamentos de assistência à condução e de conforto é extremamente completa: Programador de Velocidade Adaptativo com deteção de peões e travagem automática de emergência, Alerta de Cansaço do Condutor, Assistência ao Estacionamento e Câmara 360 graus são apenas alguns dos destaques. Por seu turno, os bancos ergonómicos certificados pela AGR, o volante com aquecimento, bancos dianteiros e traseiros aquecidos, e o portão da bagageira com abertura elétrica e sensor de pé, estão em evidência entre os elementos de conforto. Tal como todos os Opel, o Grandland X possui sistemas avançados IntelliLink de informação e entretenimento, bem como o sistema Opel OnStar de assistência em viagem e em emergência. Registe-se que o OnStar passou a disponibilizar recentemente dois novos serviços, de reserva de hotéis[1] e localização de parques de estacionamento[2]. As baterias dos ‘smartphones’ podem ser recarregadas por indução, dispensando fios. O Grandland X dá sequência à liderança da Opel no campo da iluminação, apresentando faróis dianteiros AFL (Adaptive Forward Lighting) compostos integralmente por LED. Funções como a Luz de Curva, Comutação Automática Médios/Máximos e o Nivelamento Automático garantem permanentemente a focagem ideal dos faróis para cada situação de condução.

O novo Grandland X garante, acima de tudo, prazer de condução e segurança em todos os tipos de piso. Para isso, recebe o contributo de um sistema ‘Grip Control’ de controlo de tração especial, que permite incursões em terrenos mais desafiantes. Com cinco modos diferentes de funcionamento, o sistema ajusta a distribuição de binário entre as rodas dianteiras, permitindo ‘patinagem’ de uma roda se necessário, e altera o curso do acelerador e os pontos de passagem de caixa de velocidades automática.