Auto News Single Seater Series 2017

Os “Gentlemen Drivers” que competem com fórmulas mais históricos e atractivos e os “jovens lobos”, que utilizam a grande escola da Formula Ford para melhorar os seus dotes de condução e a afinação dos carros, cujo objectivo é “dar nas vistas” junto das equipas e patrocinadores.

A epoca de 2016, foi especialmente emotiva. Das dez corridas realizadas, houve cinco diferentes vencedores. Com tanta incerteza, o título da Formula Ford Zetec, só foi decidido na ultima corrida do ano, em pleno Autódromo do Estoril. Em 2017, o regulamento provisório que aguarda autorização da FPAK mantem o formato desportivo. Em termos técnicos existem duas novidades. O fornecedor Toyo Tyres que actualizou o desenho do piso dos Pneus R888 para os novos R888R.

Os pneus com antigo piso continuaram a ser permitidos, para as equipas pouparem, pois um jogo de pneus dura várias provas.

Por outro lado, devido ao fornecedor das ECU, Pectel, ter terminado a produção, a organização encontrou outra alternativa chamada, “Pectel T2 replica”. A organização resistiu à tentação de aumentar a performance, que obrigaria todo o pelotão a comprar as novas ECU, concentrando-se em encontrar um mapa, o mais parecido em performance, com o original, aumentando a fiabilidade não só da própria ECU, mas também do motor.

A 20 dias do início do Campeonato de 2017, durante a prova a visita ao Estoril do GT Open, as equipas finalizam a contratação de pilotos para a época e como é habitual em Portugal, só nos últimos dias a maioria dos pilotos e equipas fecham os acordos.

No entanto, já se conhecem muitas novidades sobre o pelotão de 2017 e a SSS terá bastantes novidades. A CRM Motorsport terminou o ano como vencedora da Formula Ford Zetec com José Pedro Faria. Para 2017, dois fórmulas já estão confirmados para Miguel Lobo e Duarte Carvalho. As novidades da equipa de Lisboa não se ficam por aqui, com o aparecimento de mais um Fomula Ford Kent, o mítico chassi que foi campeão com Pedro Lamy em 1989. A CRM está aindaa negociar a presença do seu terceiro Formula Ford Zetec.

A Comval Racing School, equipa que em 2016 conseguiu 4 podiums e o 3º lugar na Formula Ford Zetec com Diogo Sousa, irá manter o mesmo Piloto, trocando de carro para uma versão mais moderna de forma a conquistar a primeira vitória e lutar pelo título. A Comval tem ainda um segundo carro para alugar em 2017, apesar de só estar disponível para Braga.

A G-Tech, orientada Fernando Mayer Gaspar, equipa que num passado recente já venceu o campeonato, quer de Zetec, quer de Kents, conquistou em 2016 a primera vitória de Duarte Pires que mostrou andamento para lutar pelos primeiros lugares. Em 2017 a equipa irá surgir reforçada com Vasco Ferreira que tem mostrado forte andamento nos testes e com os habituais Rui Silva, António Almeida e Vítor Sampaio que continuam a melhorar os seus andamentos. A maior equipa da competição, tem ainda dois Formula Zetec para alugar, cujos alugueres costumam ser feitos prova a prova.

A G-Tech pretende ainda alugar dois Formula Ford Kent para Fernando Gaspar e João Carlos Torres que continuaram a participar em provas ocasionais. A Esbruga Racing Team e António Santos Mendonça, filho do Piloto homónimo, estão numa situação parecida. No total têm um Formula Ford Zetec e dois Formula Ford Kent. Ao longo do ano, pensam fazer algumas provas sem a preocupação de campeonatos.

A Gianfranco Motorsport voltará em 2016 em força depois de um 2016 errático, onde não tiveram um Piloto que fizesse toda a época. O espanhol Jose Benito, vindo dos Karts, terá a possibilidade de mostrar a sua rapidez e é candidato a vencer a Rookies Cup após ter feito apenas 2 provas em 2016. Já o segundo carro da equipa se não for alugado, será utilizado por Carlos “Ginho” Rodrigues, dono da equipa e filho do multi-campeão Carlos Rodrigues irá participar durante toda a temporada.

Ainda no Porto, a nova equipa Fast & Kinetic, resultado de um grupo de participantes e amigos que se juntou de forma a diminuir custos, pretende participar com três Formula Kent e 4 Formula Vauxhall. No entanto, nem todos os carros vão participar em todas as provas, dependendo da disponibilidade dos pilotos e do budget que forem conseguidos.

Também confirmados estão já a Peres Competições e a First Driver que irão repetir a temporada de 2016. Os pilotos André Castro Pinheiro e João Silva, que se estrearam no automobilismo através das SSS em 2016, esperam neste segundo ano lutar pela vitória na rookies cup.

Outras equipas já confirmadas com apenas um carro já são a Rectificadora de Guimarães, a ACF Motorsport, respectivamente com os pilotos Miguel Matos e Manuel Fernandes. Apesar de inscreveram apenas um carro, ambas já deram mostras de competitividade em 2016, com Miguel Matos inclusive a vencer a ultima corrida de 2016.

Por fim, a Funspeed Engineering mostrou em 2016 que o seu Formula Tuga pode ser tão competitivo como os Zetec, batendo todos os Zetec em Braga. A equipa do Fundão tem em 2017 já confirmado o Piloto Hugo Hernandez, que vem do Karting Espanhol. Pelo que se viu nos testes poderá ser extremamente competitivo e forte candidato para a Rookies Cup. A equipa já produziu mais 2 chassi adicionais, mas os mesmos são irão aparecer em Braga, para assim poderem ser testados convenientemente.

A Single Seater Series terá a sua primeira prova nos próximos dias 28 e 30 de Abril, no Autódromo do Estoril, durante a visita a Portugal dos campeonatos Internacionais GT Open e Formula (3) Open