Auto News Nuno Matos estreia-se no deserto no Morocco Desert Challenge

Nuno Matos, que vai participar nesta prova africana aos comandos do seu habitual Opel Mokka Proto que sofreu as transformações necessárias para este tipo de provas. O atual campeão nacional de TT faz parte do leque de cerca de 500 participantes de 22 nacionalidades distintas e vai competir na categoria Car/Buggy/SSV, onde se inserem cerca de 80 equipas, 41 das quais em auto. Da lista de participantes fazem também parte 20 camiões e 104 participantes que vão disputar a prova na categoria Moto/Quad.

O Opel Mokka Proto da dupla portuguesa irá ostentar o número 308 e Nuno Matos apresenta-se um pouco ansioso, mas muito satisfeito. “O tratamento tem sido VIP, fomos muitos bem tratados tínhamos um lugar reservado na zona de assistência para o nosso camião e tudo correu de forma impecável nas verificações. O Nuno Rodrigues da Siva que esteve a disputar a Baja de Loulé teve um contratempo na viagem, mas tudo se resolveu. Já cá está e estamos os dois prontos e preparados para iniciar esta aventura”.

O Morocco Desert Challenge, antigo Libya Rally que rapidamente se tornou numa das mais participadas competições africanas de todo-o-terreno tem um figurino diferente das restantes provas que se disputam em Marrocos na medida em que se realiza de Sul para Norte, entre Agadir e Saidia, sendo composto por sete etapas, num total de 2200 quilómetros cronometrados.

Uma das principais características desta competição que decorre até dia 23 de abril é a quase total ausência de ligações. Os pilotos não têm que cumprir quilómetros entre os acampamentos e as especiais. As grandes dificuldades serão a travessia dos Erg Chegaga e Chebbi.