Auto News Novo Honda Civic Type R estabelece tempo recorde em Nürburgring

Ryuichi Kijima, o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do chassis do Novo Honda Civic Type R, explica os pontos onde o novo modelo conquista significativas melhorias na performance em Nürburgring quando comparado com o modelo anterior: “A velocidade em curva do Novo Civic Type R é mais elevada, já que este modelo possui eixos e pneus mais largos, uma distância entre eixos maior, uma nova suspensão traseira multilink e uma aerodinâmica melhorada que proporciona melhor estabilidade”. Kijima acrescenta “Por exemplo, tipicamente os pilotos entram na curva depois de Metzgesfeld com uma velocidade de cerca de 150km/h. Mesmo nesta curva de média velocidade, a velocidade é cerca de 10km/h mais elevada graças à excelente estabilidade do Type R. Por isso, uma performance em curva melhorada permite-nos aumentar a velocidade ao longo da volta, ajudando o Type R a atingir um tempo muito mais rápido”.

O automóvel que conquistou este tempo é tecnicamente representativo das especificações de produção. Por razões de segurança, foi instalada uma gaiola de segurança mas a sua presença não acrescentou rigidez adicional à estrutura do automóvel. O peso extra desta gaiola foi compensado pela remoção temporária de sistemas de entretenimento e dos bancos traseiros. O automóvel utilizou pneus específicos e legalizados para circuitos em estrada.

A produção do Novo Civic Type R para clientes europeus irá iniciar no verão de 2017, na fábrica da Honda no Reino Unido (HUM) em Swindon – o centro de produção global para a 10ª Geração do Honda Civic. O Type R será exportado para toda a Europa e para outros mercados mundiais, nomeadamente Japão e Estados Unidos. Este será o primeiro modelo Type R a ser comercializado na América do Norte.