Auto News José Pedro Faria no TCR Ibérico

Após anos dedicados ao Karting, aos Protótipos e aos Monolugares, o jovem piloto de Amarante tem pela frente uma temporada de 2017 desafiante, integrado num novo campeonato de carros de Turismo, ao volante do possante KIA Cee’d TCR de tração dianteira. “O que me motivou a aceitar este novo projeto foi o facto de ser tudo diferente, e de saber que temos uma longa caminhada pela frente”, afirma, antes de reconhecer que “após anos a pilotar apenas máquinas de tração traseira, vou de ter de adaptar o meu estilo de condução a um carro de Turismo”.

Para aumentar ainda mais o grau de dificuldade, a primeira jornada no Circuito do Estoril marcará também a estreia oficial do KIA Cee’d TCR em competição, após cerca de um ano de desenvolvimento. O piloto apoiado pelo Grupo ADI, Município de Amarante, Instituto Português do Atlântico Sul, Grupo Consolidar e Validar, Estrada Real catering e eventos e Crédito Agrícola já teve oportunidade de testar o novo Cee’d, com as primeiras impressões a serem muito positivas, embora “nesse teste tenhamos percebido que temos muito trabalho pela frente, o que por outro lado dá motivação extra, tanto a mim como à equipa CRM Motorsport”, esclarece. Perante uma concorrência munida de modelos bem mais rodados e desenvolvidos, José Pedro Faria mostra que não tem ilusões quanto ao que o espera: “Tenho noção do nosso handicap face aos nossos mais diretos adversários, pela experiência que já têm com este tipo de carros, pois o nosso KIA é totalmente novo”.

Outra novidade para o piloto de Amarante esta temporada é o facto de dividir o carro com outro piloto. João Miguel Baptista, um piloto com mais de duas décadas de experiência em competição, será o seu companheiro de equipa, o que para Faria é um aspeto positivo, “pois só tenho a aprender com ele. Vamos tentar aproveitar ao máximo a experiência do João para melhor evoluirmos o Cee’d TCR.”

O calendário do TCR Ibérico 2017 será composto por seis jornadas. Após a ronda do Estoril, integrada no programa do GT Open, o campeonato desenrolar-se-á em Jarama (11 de Junho), Vila Real (9 de Julho), Braga (3 de Setembro) e Barcelona (17 de Setembro), para terminar em Portimão (22 de Outubro), onde irá fazer parte do programa do European Le Mans Series.

Face à menor quilometragem do KIA Cee’d TCR, a equipa CRM Motorsport vai encarar a primeira jornada no Estoril “como uma aprendizagem e aproveitar ao máximo para evoluir o carro”, explica José Pedro Faria. “As expectativas iniciais dos resultados são realistas, mas ao longo do ano, à medida que nos vamos ambientando ao carro e ganhando experiência, as ambições vão ser outras, pois queremos chegar às vitórias”, conclui.