Auto News expoMECÂNICA amplia qualificação do setor com iniciativas de formação e emprego

A divulgação de uma brochura com vagas de emprego na Bosch Portugal ou o balanço da ASAE da Lei 144/2015 são apenas duas das iniciativas, entre várias, que imprimirão marcas distintivas e um redobrado interesse ao programa alargado de atividades (mais de 50 em agenda) do expoMECÂNICA - 4.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, a decorrer desta sexta-feira a domingo, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Matosinhos).

A Bosch Portugal tem vindo a acompanhar a evolução do certame e volta a ter um papel ativo na sua dinamização. Aproveitará a participação para difundir o seu serviço de reparação de peças eletrónicas para automóvel e divulgar, através de uma brochura, as suas vagas de emprego em áreas como a multimédia automóvel.

As iniciativas como a da Bosch Portugal são «importantes» para o Salão, pois, na perspetiva de José Manuel Costa, diretor da Kikai Eventos, «inovam no modo como as empresas se apresentam na feira, permitem adicionar à oferta formativa existente, no caso, a componente de emprego e atribuem ainda uma maior qualificação a esta edição». Em caso de interesse, as candidaturas aos postos de trabalho disponíveis deverão ser feitas em www.bosch-career.pt.

ASAE faz balanço da Lei 144/2015

O expoMECÂNICA tem-se tornando num importante palco de debate setorial. Por isso, são muitos os operadores do aftermaket e organismos que aproveitam o momento para comunicarem com o setor.

O Centro de Arbitragem do Setor Automóvel (CASA) é apenas uma das várias entidades que aproveitará o acontecimento para realizar workshops gratuitos (num total de quatro) sobre temas relevantes para o setor automóvel. Integrado num dos auditórios mais concorridos da feira (no expoTALKS by Tecwash), e numa das sessões sobre o regime legal da devolução de peças nas vendas a empresas e consumidores, caberá à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fazer o balanço da Lei 144/2015, que regula a resolução extrajudicial de litígios de consumo. Estas ações informativas decorrem sábado e domingo, das 17 às 18 horas, e das 12 às 13 horas, respetivamente.

ANECRA debate impacto das últimas inovações no setor

Também a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) usará este palco formativo para desenvolver duas ações sobre segurança e higiene no trabalho e ambiente. Ambas ocorrem sábado (das 11 às 12 horas) e domingo (das 15 à 16 horas).

Outra das associações que elege o evento para refletir sobre “Inovação e Tecnologia na Reparação Automóvel”, naquele que é já o seu tradicional encontro, é a ANECRA - Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel. O 13.º Encontro Nacional da Reparação Automóvel realiza-se sábado, pela manhã (das 9h45 às 13 horas), no auditório da AEP - Associação Empresarial de Portugal.

Como a “Geração Y” vê o automóvel e se deve comunicar/vender a estes clientes; a revolução da Internet e dos smartphones no relacionamento com os consumidores; o papel das plataformas digitais na relação com as seguradoras, gestoras de frotas e particulares; as alterações que os veículos elétricos e híbridos estão – e vão – trazer ao modelo de negócio; as oportunidades e os desafios das viaturas comunicantes e autónomas – são alguns dos assuntos que a ANECRA traz na bagageira. A viagem será conduzida por vários especialistas nas matérias.

No mesmo local, à tarde (entre as 14h30 e as 19 horas), acontece uma das mais importantes conferências da feira, promovida pela revista especializada “Pós-venda”. “Como rentabilizar a sua oficina” é o tema da terceira edição, que sorteará no final licenças do call-center técnico da Mecatrónica Online e também da CAR HaynesPro Workshop Data.

Estúdio de televisão dinamiza Salão

Em modo non stop, e numa autêntica maratona de atividade formativa, o expoMECÂNICA acolhe o DEMOTEC by Schaeffler, que a cada sessenta minutos tem em andamento uma demonstração (das mais de 20 em cartaz), e o o ciclo de palestras expoTALKS by TecWash/Pós-Venda, que inclui mais de 25 palestras sobre variados assuntos. A mostra desta ano conta ainda com o inovador Plateau TV. Uma iniciativa do “Jornal da Oficinas”, em parceria com a Kikai, que montou um estúdio de televisão na galeria circular da EXPONOR, logo à entrada da feira (Pavilhão 6). O espaço está pronto a receber mais de 25 oradores, que partilharão as suas opiniões com o público presente. Até domingo, vai ser possível assistir, ao vivo, aos três debates em agenda, e a igual número de mesas-redondas, transmitidos em live streaming. 

Feira bate novo recorde expositivo

As atenções estarão assim voltadas para o expoMECÂNICA, que conseguiu mobilizar para esta edição 164 operadores económicos do pós-venda automóvel nacional. A feira distribui-se este ano por 12 mil metros quadrados (Pavilhão 6 e galerias adjacentes) e cresce 8,23% em área expositiva líquida, face a 2016.

A Organização espera receber até ao próximo domingo mais de 12 mil visitantes profissionais, num esforço de promoção que é partilhada por todos os intervenientes (tecido empresarial, associações e media partners).

Este ano, a mostra contou inclusive com a parceria de quatro associações galegas de oficinas de mecânica (Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra – ATRA; Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña – APTCOR; Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense-ATAVE e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo/APREVAR), esperando-se assim um incremento das visitas dos profissionais espanhóis à feira.

Com mais de meia centena de atividades em cartaz, distribuídas por demonstrações técnicas, debates, mesas-redondas, conferências, entre outras iniciativas de formação, qualificação e emprego, absolutamente preenchidas, sugere-se uma consulta mais detalhada ao programa da 4.ª edição em www.expomecanica.pt .