Auto News Brisa testa informação sobre tempos de viagem

A Brisa iniciou um piloto operacional de um sistema de informação sobre os tempos de viagem nas autoestradas da sua rede que servem os acessos às duas principais áreas metropolitanas portuguesas. O objetivo é desenvolver uma solução que torne acessível aos automobilistas esta informação através dos painéis de mensagem variável que equipam as suas autoestradas.

Na primeira fase de implementação do piloto, estarão ativos os painéis da A5 – Autoestrada da Costa do Estoril, (de segunda-feira a sexta-feira, em ambos os sentidos), e o painel situado ao km 41 da A2 – Autoestrada do Sul (aos domingos, entre as 16h00 e as 22h00), que permitirá aos condutores que viajam no sentido Sul/Norte optar entre a Ponte 25 de Abril e a ponte Vasco da Gama. Numa segunda fase, esta informação passará a estar disponível nos acessos à cidade de Lisboa e Porto.

Este serviço de informação sobre tempos de percurso é um resultado da parceria entre a Brisa e a Waze, a aplicação gratuita de tráfego em tempo real e baseada em crowdsourcing, através do seu Programa Connected Citizens. Concebido como uma partilha recíproca de dados sobre informação pública de tráfego, gratuita e anónima, o Programa Connected Citizens promove maior eficiência, informação mais detalhada e estradas mais seguras para os cidadãos portugueses.

Estes dados são produzidos pelos alertas dos condutores acerca de ocorrências como acidentes ou abrandamentos. Em contrapartida, os parceiros fornecem à Waze dados em tempo real sobre obras, acidentes e fechos de estradas para dar uma das visões gerais, mais sintéticas e mais rigorosas sobre as condições de circulação rodoviária, disponíveis na atualidade.

A prestação de informação sobre tempos de viagem em autoestrada é uma concretização do novo posicionamento da Brisa como operador de serviços de mobilidade, que combina soluções digitais e modelos colaborativos para melhorar a oferta individual aos utilizadores de autoestradas.