Auto News Modem integrado mantém adultos e crianças conectados e entretidos em viagem com Wi Fi a bordo

A Ford estabeleceu uma parceria com a Vodafone para disponibilizar conectividade 4G LTE aos veículos na Europa através do novo modem integrado e da capacidade hotspot Wi-Fi do FordPass Connect. Isto irá permitir aos passageiros usarem a internet com uma conectividade melhorada.*

Em conjunto com o FordPass Connect, a aplicação FordPass vai permitir que os condutores possam, remotamente, destrancar e trancar as portas a partir praticamente de qualquer parte do mundo ou verificar diversas informações como níveis de óleo e combustível, pressão dos pneus, estado da bateria, quilometragem, se o alarme está a apitar e a localização do veículo num mapa. A função “Live Traffic” oferece ao condutores actualizações em tempo real e reencaminhá-los para longe dos congestionamentos.

“O futuro da mobilidade é facultado pela conectividade, conectividade entre si e o veículo, entre o seu smartphone e o veículo, e entre o veículo e o que o rodeia,” disse Don Butler, director executivo dos Veículos Conectados e Serviços da Ford. “Com o FordPass Connect, a nossa plataforma SYNC está em transição entre ser centrada no próprio equipamento para passar a estar conectada com a nuvem. O FordPass Connect com Wi-Fi da Vodafone permite que as crianças vejam filmes, oiçam música ou até façam os seus trabalhos de casa enquanto viajam. E as pessoas que trabalham a partir do carro podem facilmente aceder aos recursos da empresa a partir de qualquer lugar onde se encontrem.”

Em toda a Europa a conectividade é mais importante do que nunca. No Reino Unido, 33 por cento das crianças até aos cinco anos têm o seu tablet.** Entre 2014 e 2015, o número de europeus que pagam para ver televisão e filmes em streaming aumentou 400 por cento,*** e estima-se que o streaming de música ultrapasse os seus downloads até ao próximo ano.

A Ford fez este anúncio no ‘Mobile World Congress’, o maior encontro mundial para a indústria de conectividade móvel. O hotspot Wi-Fi com antena externa, permite ligar à rede até 10 equipamentos em simultâneo.

“A Vodafone e a Ford têm trabalhado juntas há mais de uma década. Agora procuramos responder às expectativas de condutores e passageiros de se manterem ligados ao seu mundo digital quando se encontram nos seus veículos,” afirmou Ivo Rook, director da Internet das Coisas da Vodafone. “A gama de serviços que uma ligação robusta e segura pode trazer para o consumidor está a crescer a cada dia, desde informações sobre a saúde do seu carro e alertas sobre as condições de tráfego, aos passageiros poderem desfrutar de streaming de filmes em viagens longas. A Ford e a Vodafone estão a criar mais oportunidades para os clientes de viverem uma vida mais inteligente e mais conectada.”

A companhia irá usar a plataforma global SIM e Internet das Coisas da Vodafone para proporcionar melhores serviços de protecção, segurança, diagnóstico e infoentretenimento aos veículos Ford em toda a Europa e assegurar a estrita conformidade com os novos regulamentos da EU.

Desde 2012, os veículos Ford disponibilizam a função Assistência de Emergência integrada no sistema de conectividade SYNC. Em caso de um acidente em que o airbag disparou ou que tenha sido activado o sistema de corte de combustível, esta tecnologia utiliza um telemóvel com Bluetooth que esteja emparelhado e conectado no interior do carro para ajudar os ocupantes do veículo a ligar directamente para os Serviços de Emergência na língua da região, alertando os socorristas para a localização do veículo.

A Ford vai agora aproveitar essa capacidade, aproveitando o modem integrado para fornecer o serviço eCall que pode ligar automaticamente para os serviços de emergência após um acidente, comunicar a localização do veículo e permitir a quem responde às chamadas de emergência inferir se o condutor está consciente ou não.* A Ford continuará a oferecer a assistência de emergência para os veículos não equipados com o FordPass Connect.