Auto News Campeonato Nacional de Todo-o-terreno AFN apresentado em São João da Madeira

A primeira de seis provas que compõe o calendário terá lugar a 14 e 15 de Abril com a Baja de Loulé numa prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve. Este ano o Campeonato tem a particularidade de ver associar-se um patrocinador que lhe dá nome, passando agora a ser designado por Campeonato Nacional de Todo-o-terreno AFN. A AFN é uma empresa que se dedica à produção e comercialização de acessórios para veículos todo-o-terreno, tratando-se de uma associação que visa não só dar visibilidade à marca, mas sobretudo potenciar a promoção e divulgação da modalidade.

O calendário de provas, seis no total, prossegue após o Algarve para Reguengos de Monsaraz, onde terá lugar a Baja Capital Vinhos de Portugal a 26 e 28 de Maio, numa organização da Sociedade Artística Reguenguense. Depois, a 16 e 17 de Junho a caravana ruma a Castelo Branco para a Baja TT do Pinhal. Quinze dias depois, mais a Norte, os pilotos vão enfrentar a Baja Rota do Douro a 30 de Junho e 1 de Julho sob a alçada do Gondomar Automóvel Sport. Segue-se depois o habitual interregno para as férias de verão para a 8 e 9 de Setembro se retomar a atividade desportiva com a Baja de Idanha, organizada pela Escuderia de Castelo Branco. O derradeiro confronto do ano realiza-se com a já emblemática Baja Portalegre 500 de 26 a 28 de Outubro, organizada pelo ACP.

Em termos desportivos espera-se um ano diferente, já que alguns pilotos, sobretudo o atual campeão em título, Nuno Matos e o múltiplo campeão, Miguel Barbosa decidiram não marcar presença este ano, deixando assim em aberto possibilidades para outros se destacarem. As inscrições estão abertas até o dia 7 de Abril mas já são vários os pilotos que já asseguraram a sua inscrição, como é o caso de João Ramos, vencedor em 2016 da Taça Ibérica de Todo-o-terreno e Vice-Campeão Nacional. Certo é que o plantel será recheado não só em termos de qualidade mas também quantidade.

As provas do Nacional de TT serão também promovidas através da Rádio M80, num acordo estabelecido pela FPAK para dar mais visibilidade ao Campeonato e levar a modalidade a mais pessoas.

Calendário de Provas 2017

14 e 15 de Abril _ Baja de Loulé _ Clube Automóvel do Algarve
26 e 28 de Maio _ Baja Capital dos Vinhos de Portugal _ SA Reguenguense
16 e 17 de Junho _ Baja TT do Pinhal _ Escuderia Castelo Branco
30 e 1 de Julho _ Baja Rota do Douro _ Gondomar Automóvel Sport
8 e 9 de Setembro _ Baja da Idanha _ Escuderia Castelo Branco
26 e 28 de Outubro _ Baja Portalegre 500 _ ACP